"Esta iniciativa, inserida no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa instalar pelo menos 500 MW de capacidade de armazenamento e energia na rede elétrica (tanto a nível de transporte, como da distribuição) até ao final de 2025", explica o Ministério do Ambiente e da Energia, em comunicado.
O concurso tem um investimento de 99,75 milhões de euros e foi lançado através do Fundo Ambiental, sendo que as candidaturas têm de ser submetidas no portal desta entidade até ao dia 02 de setembro.
Os projetos elegíveis podem receber até 30 milhões de euros, tendo em vista a "crescente necessidade de otimizar e gerir a rede elétrica de forma flexível, especialmente à luz da atual conjuntura geopolítica e seus impactos no mercado energético".
Para a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, este concurso é "uma oportunidade única para empresas e instituições que desejam contribuir para um futuro energético mais sustentável e independente em Portugal, e, assim, fazerem parte da solução para os desafios energéticos atuais", aponta, citada em comunicado.
"Este é um passo significativo no caminho para a independência energética de Portugal e para a construção de um futuro energético mais verde e sustentável", acrescentou a ministra.
Leia Também: Pagamentos do PRR atingem 4.833 milhões de euros até quarta-feira