Meteorologia

  • 31 OCTOBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Wall Street fecha em alta animada pela proximidade de corte dos juros

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta, com os valores tecnológicos à cabeça, encorajada pelas afirmações do presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, sobre uma possível baixa da taxa de juro em setembro.

Wall Street fecha em alta animada pela proximidade de corte dos juros
Notícias ao Minuto

22:41 - 31/07/24 por Lusa

Economia Wall Street

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones avançou 0,24%, o tecnológico Nasdaq subiu 2,64% e o alargado S&P500 ganhou 1,58%, vivendo o seu melhor dia desde fevereiro.

 

A Fed manteve hoje a sua taxa de juro de referência no intervalo 5,25% a 5,50%, como era esperado.

Em conferência de imprensa, Powell afirmou que "se as condições estiverem reunidas, a baixa das taxas pode acontecer na reunião de setembro" do comité de política monetária da Fed, o FOMC, na sigla em Inglês.

"O sentimento generalizado no comité é o de que a economia se aproxima do momento em que vai ser apropriado reduzir as taxas", disse Powell, no final da reunião de dois dias do FOMC.

"Powell deixou a porta aberta a uma descida das taxas. Nesta altura, a questão não é se vão descer, mas quando", disse Adam Sarhan, analista da 50 Park Investments, à AFP.

Se há progressos registados na frente da inflação, "estes não foram suficientes, uma vez que a Fed não pôde baixar as taxas na reunião" desta semana, realçou.

"A Fed começa a estar à vontade com a ideia de que vai ter a inflação sob controlo. Vemos a luz ao fim do túnel!", resumiu Sarhan.

Já antes do fim da reunião do FOMC, Wall Street tinha começado em alta, interrompendo a rotação dos investimentos, que tem sido negativa para os títulos da tecnologia, os quais voltaram a ser atrativos.

O da Nvidia, produtos de semicondutores para a inteligência artificial, por exemplo, valorizou 12,81%.

Mas a reanimação, e respetiva valorização, estendeu-se a outras empresas do setor, como Apple (1,50%), Amazon (2,90%), Tesla (4,25%) e a Meta, que fechou em alta de 2,51%. Esta, depois de apresentar resultados após o fecho da praça bolsista, subia cerca de quatro por cento nas transações eletrónicas.

Leia Também: Wall Street fecha sem rumo com rotação de investimentos e à espera da Fed

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório