"5,2% é a nova taxa trimestral de desemprego relativa ao segundo trimestre de 2024 e que coloca a Madeira, uma vez mais, numa trajetória positiva no que toca ao combate ao desemprego", refere a Secretaria em comunicado, esclarecendo que os dados foram apresentados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O número de empregados na Região Autónoma da Madeira no segundo trimestre do ano representa um "aumento significativo de mais 5 mil pessoas" face ao mesmo período de 2023, o que corresponde a uma diminuição de 16,1% na taxa de desemprego.
De acordo com os dados do INE, o desemprego continua a diminuir nas regiões autónoma da Madeira e dos Açores, sendo estas as que registaram os maiores decréscimos.
"A diminuição do indicador da taxa de desemprego é resultado do grande dinamismo do mercado de emprego na Região Autónoma da Madeira", refere a secretária de Inclusão, Trabalho e Juventude da Madeira, Ana Sousa, citada no comunicado.
A Secretaria Regional destaca, por outro lado, o facto de o INE ter apresentado uma retificação dos dados referentes ao primeiro trimestre do ano, indicando que a taxa de desemprego no arquipélago foi de 5,9% e não de 6,1%, como inicialmente divulgado.
"São dados animadores publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística. Não só voltámos a diminuir a taxa de desemprego face ao trimestre anterior como ao período homólogo, como ainda aumentámos a população empregada face ao mesmo trimestre do ano passado", afirma Ana Sousa.
A governante madeirense sublinha que o executivo regional, liderado pelo PSD, vai continuar a encarar o combate ao desemprego "com motivação e seriedade para alcançar cada vez mais e melhores resultados no que toca à colocação de pessoas no mercado de trabalho, à formação de competências pessoais e profissionais".
Leia Também: Madeira avança com 128 camas em cuidados continuados de saúde mental