"De um modo geral, consideramos que o ambiente de taxas de juro mais baixas é positivo para as receitas dos mercados de capitais europeus. Neste contexto, esperamos que as receitas dos mercados de capitais europeus nos próximos trimestres continuem a ser apoiadas por uma forte atividade de S&T [venda e negociação] de ações e de subscrição de dívida, que são parcialmente suportadas por níveis mais elevados de atividade dos clientes", refere a agência de notação financeira num comentário hoje divulgado.
Segundo a Morningstar DBRS, no segundo trimestre deste ano, as receitas de vendas e negociação (S&T, do inglês 'sales and trading') de ações e de subscrição de dívida aumentaram tanto em cadeia, como em termos homólogos, impulsionando os ganhos dos principais bancos europeus com atividade significativa nos mercados de capitais.
"As receitas de consultoria [de investimento], que abrandaram no trimestre anterior, voltaram a aumentar no segundo trimestre, recuperando a tendência ascendente observada em todos os trimestres desde o terceiro trimestre de 2023", refere.
Em termos agregados, a Morningstar DBRS aponta receitas dos mercados de capitais das empresas europeias de 13.300 milhões de dólares (cerca de 12.035 milhões de euros) no segundo trimestre, um "aumento significativo" de 18% em relação ao segundo trimestre de 2023 e apenas 8% abaixo do primeiro trimestre de 2023, sendo que "o primeiro trimestre é normalmente o mais forte do ano".
Leia Também: Juros da dívida de Portugal descem hoje a dois, cinco e 10 anos