Meteorologia

  • 15 SEPTEMBER 2024
Tempo
24º
MIN 22º MÁX 33º

Teixeira Duarte passa de prejuízo a lucro de 9,5 ME no 1.º semestre

A construtora Teixeira Duarte registou 9,493 milhões de euros de lucro atribuível a detentores de capital no primeiro semestre, quando no mesmo período de 2023 tinha apurado um prejuízo de 2,955 milhões de euros, foi hoje comunicado ao mercado.

Teixeira Duarte passa de prejuízo a lucro de 9,5 ME no 1.º semestre
Notícias ao Minuto

18:42 - 04/09/24 por Lusa

Economia Teixeira Duarte

De acordo com a informação remetida à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), entre janeiro e junho, o volume de negócios da empresa situou-se em 377 milhões de euros, com um crescimento de 0,6% face à primeira metade de 2023.

 

"A atividade em Portugal manteve-se ao mesmo nível de 2023, tendo o crescimento no Brasil e Moçambique compensado a redução de atividade em Angola e nos outros mercados", refere a empresa no documento.

Por sua vez, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) cedeu 7,4% para 41,664 milhões de euros.

Em 30 de junho, a carteira de obras da empresa somou 1.242 milhões de euros, um aumento de 15% relativamente ao final de dezembro de 2023.

Por setor de atividade, na construção destaca-se a recuperação do EBITDA para 15 milhões de euros devido à "otimização de meios levada a cabo por reorganização estratégica e unificação de estruturas".

Por sua vez, na imobiliária as vendas e prestações de serviços ascenderam 51 milhões de euros, em comparação com período homólogo, com o "bom desempenho dos projetos" em Portugal e no Brasil, enquanto setor das concessões e serviços foi impactado pela redução da atividade, apesar do desempenho verificado em Portugal em Angola.

Já na hotelaria, as vendas e prestações de serviços cresceram 5,8%, face ao período homólogo, e na distribuição o EBITDA progrediu 25,4% "em ambiente económico desafiante".

Por último, o condicionamento das importações, "devido à dificuldade de acesso a divisas", impactou o setor automóvel, provocando uma quebra nas vendas e prestações de serviços de 35,2%.

Leia Também: Teixeira Duarte 1886 celebra permuta de ações e passa a deter 37,79%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório