Meteorologia

  • 23 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 23º

Pilotos de barra e portos suspendem greve, mas expressam "indignação"

"Os trabalhadores acolhem positivamente a proposta apresentada pelas administrações portuárias", lê-se em nota informativa.

Pilotos de barra e portos suspendem greve, mas expressam "indignação"
Notícias ao Minuto

22/09/24 22:30 ‧ Há 1 Hora por José Miguel Pires

Economia Fectrans

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) anunciou a suspensão da greve dos pilotos de barra e portos de setembro e outubro "com efeitos imediatos", acolhendo "positivamente a proposta apresentada pelas Administrações Portuárias prevendo a possibilidade de acesso à pré-reforma a partir dos 61 anos de idade".

 

A federação sindical explicou, no entanto, que no plenário este domingo realizado, convocado pelo Sindicato dos Capitães, Oficiais Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante (OFICIAISMAR/FECTRANS), Sindicato de Capitães e Oficiais da Marinha Mercante (SINCOMAR) e Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado e de Entidades com Fins Públicos (STE), "ficou expressa a indignação e descontentamento pela demora na resolução do dossier 'reformas', quando os sindicatos tinham recebido, meses atrás, garantias do atual governo de que com a maior brevidade este poderia ser concluído".

"Acresce que a antecedência com que o presente movimento de greve foi convocado no passado mês de julho deu às partes envolvidas tempo suficiente para elaborar um acordo", disse a Fectrans em comunicado, lamentando que este seja "um processo que se arrasta há demasiado tempo, onde já se repetiram as situações de avanços e recuos, promessas não cumpridas, no desrespeito por todos profissionais deste sector, que se cansaram de declarações de solidariedade e apoio que se revelaram completamente vazias".

Esta mesma federação sindical alertou que o processo "ainda não está encerrado", mandatando-se as organizações sindicais para convocarem novas formas de luta a partir de novembro de 2024, "caso se justifique face à falta de respostas de administrações e Governo".

"No plenário foi manifestada a preocupação quanto aos elementos ainda não garantidos e que devem constar da regulamentação do sistema de pré-reforma, tais como, entre outros, o início da vigência, as condições de acesso, e a forma de gestão das situações em que um número significativo de colegas possa reunir já as condições de acesso à pré-reforma", lê-se no comunicado.

Pilotos da barra e portos desconvocam greve após nova proposta

Pilotos da barra e portos desconvocam greve após nova proposta

Os pilotos de barra e portos decidiram hoje desconvocar a greve prevista para começar na segunda-feira, depois de analisarem em plenário uma nova proposta das administrações portuárias (AP), confirmou à agência Lusa Eduardo Chagas, dirigente do sindicato Oficiaismar.

Lusa | 13:42 - 22/09/2024

Além da ordem para desconvocar a greve, a Fectrans deliberou também "instar as administrações portuárias a priorizar a negociação de um acordo que vigore a partir de 1 dejaneiro de 2025, que contemple as matérias acima referidas e a ser referendado pelo Plenário de Pilotos de Barra e Portos", bem como "instar as instâncias governamentais relevantes a assegurar a aprovação, sem demoras, daquele acordo".

Deverá também apelar-se "ao reforço da unidade de todos os pilotos em torno desta causa maior".

Os trabalhadores reivindicam o acesso à pré-reforma a partir dos 60 anos, bem como à reforma a partir dos 65, conforme o risco e do desgaste da atividade. Na semana passada, já cumpriram um período de greve, estando outro previsto a partir das 07h00 de segunda-feira, até à mesma hora de quarta-feira.

Também estava agendado um terceiro período de greve, previsto entre 30 de setembro e 2 de outubro.

Leia Também: Pilotos da barra e portos desconvocam greve após nova proposta

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório