Meteorologia

  • 27 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

Concursos de obras públicas crescem mais do que contratos celebrados

Os concursos de obras públicas promovidos até final de agosto aumentaram 51% em valor, para 6.382 milhões de euros, enquanto os contratos celebrados cresceram 34%, para 2.036 milhões de euros, divulgou hoje a associação setorial AICCOPN.

Concursos de obras públicas crescem mais do que contratos celebrados
Notícias ao Minuto

27/09/24 16:27 ‧ Há 1 Hora por Lusa

Economia Obras Públicas

De acordo com o mais recente "Barómetro das Obras Públicas" da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), o montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos passou de 4.224 milhões de euros nos primeiros oito meses de 2023 para 6.382 milhões de euros no mesmo período deste ano, registando um "importante aumento de 51%".

 

Quanto aos contratos de empreitada celebrados e registados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, totalizaram 2.036 milhões de euros até agosto, o que corresponde a um acréscimo homólogo de 34% (tendo por base os valores disponíveis até 15 de setembro).

"Deste modo, o diferencial entre a contratação reportada e os concursos de empreitadas lançados na mesma modalidade, desde janeiro, situa-se em 4.346 milhões de euros", nota a associação.

Já os contratos de empreitada de obras públicas celebrados por meio de ajustes diretos e consultas prévias registaram um aumento homólogo de 26% (considerando os valores disponíveis até 15 de setembro) no mesmo período.

Assim, o montante global dos contratos de empreitada celebrados e registados no Portal Base perfez 2.620 milhões de euros até ao final de agosto, o que corresponde a um aumento de 30% (tendo por base os valores disponíveis até 15 de setembro) face ao mesmo período de 2023.

Leia Também: Frente Comum convoca manifestação nacional para 25 de outubro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório