OE2025 pré-aprovado pelo Governo. Proposta final 'à espera' do PS

Executivo de Luís Montenegro está ainda em negociações com o PS.

Notícia

© Lusa

Notícias ao Minuto com Lusa
07/10/2024 13:01 ‧ 07/10/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia

OE2025

O Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) foi pré-aprovado pelo Conselho de Ministros e a proposta final aguarda apenas o desenrolar das negociações em curso com o Partido Socialista (PS), divulgou o Governo numa nota enviada às redações, esta segunda-feira.

 

"O OE2025 foi pré-aprovado dentro do Governo e a proposta final aguarda apenas o desenrolar das negociações em curso com o Partido Socialista", refere um comunicado da Presidência do Conselho de Ministros.

Em nova reunião, na residência oficial de São Bento, em Lisboa, Luís Montenegro admitiu "adotar o modelo de IRS jovem do PS" e "cortar significativamente" a redução prevista para o IRC, as duas "linhas vermelhas" do PS.

Pouco depois, os socialistas anunciaram que iriam apresentar "em breve" uma resposta à contraproposta do executivo PSD/CDS e marcaram uma reunião do grupo parlamentar na terça-feira, para debate o assunto.

"Nós queremos evitar eleições e queremos evitar um chumbo do orçamento. Daremos o nosso contributo", disse Pedro Nuno Santos.

A resposta chegou na sexta-feira e o líder do PS afirmou-se otimista, acolheu a proposta de IRS Jovem do Governo, com uma redução do tempo do benefício, e no IRC aceita a descida de um ponto percentual, desde que não haja mais reduções, apresentando duas alternativas.

Na primeira alternativa, o PS está disponível para viabilizar o OE2025 "mesmo que este tenha uma redução de um ponto percentual da taxa estatutária de IRC para 2025, mas com a condição de que, de 2026 até ao fim da legislatura, o desagravamento fiscal em sede de IRC seja feito através da reintrodução de um mecanismo que já esteve em vigor no passado, o Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento".

Na segunda alternativa, os socialistas viabilizam o orçamento "se o Governo aceitar não reduzir um ponto percentual de IRC em 2025, mas usar em alternativa o Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento durante esse ano".

Embora não seja ainda uma resposta formal, em entrevista ao canal Now, o ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Castro Almeida, considerou "difícil um entendimento" quanto ao Orçamento nos termos exatos que o PS propôs, mas admitiu que ainda "há margem para negociação".

Com a atual composição do Parlamento, onde PSD e CDS não têm maioria absoluta, o OE2025 pode ser aprovado, à esquerda, com a abstenção do PS ou, à direita, com os votos dos 50 deputados do Chega. Luís Montenegro não deu sinais, até agora, de um entendimento à direita.

Leia Também: OE? "É tempo de o interesse nacional se sobrepor ao interesse partidário"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas