Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Mercado de trabalho nos EUA ainda não recuperou totalmente

A presidente da Reserva Federal (Fed), Janet Yellen, defendeu hoje a utilização "pragmática" da política monetária num contexto de recuperação económica nos EUA, considerando que o mercado de trabalho ainda não recuperou totalmente desde a crise financeira de 2008.

Mercado de trabalho nos EUA ainda não recuperou totalmente
Notícias ao Minuto

17:26 - 22/08/14 por Lusa

Economia Janet Yellen

Num discurso para os líderes dos principais bancos centrais, no encontro anual de Jackson Hole, Janet Yellen admitiu que a economia norte-americana tem evoluído favoravelmente na recuperação da maior perda de postos de trabalho desde a Grande Depressão.

"Estes indicadores são animadores, mas, cinco anos após a recessão, o mercado de trabalho ainda não recuperou totalmente", acrescentou.

Janet Yellen admitiu que a análise dos indicadores tem sido "especialmente desafiante nos últimos tempos". Apesar da queda da taxa de desemprego para 6,2% (face a 7,3% no período homólogo de 2013), a presidente do banco central dos Estados Unidos disse que "ainda há incerteza considerável sobre o nível de emprego".

Janet Yellen abordou a teoria dos que defendem que a queda da taxa de desemprego e a melhoria de outros indicadores podem pressionar os preços e acelerar a inflação, considerando que a melhoria do mercado de trabalho não é tão acentuada quanto a queda da taxa de desemprego.

"A política monetária deve ser gerida de uma forma pragmática e não pode ser baseada apenas num indicador", argumentou, pondo de parte uma eventual mudança na política monetária e uma subida das taxas de juro.

O discurso da presidente da Fed era o mais esperado do encontro de dois dias dos líderes dos principais bancos centrais.

A próxima reunião da Fed para avaliar a política monetária nos EUA está agendada para 16 e 17 de setembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório