O barril de crude do Mar do Norte, de referência na Europa, fechou a sessão no International Exchange a cotar um cêntimo acima dos 73,30 dólares com que encerrou as transações na segunda-feira.
Depois de começar a semana a subir mais de três por cento, por entre receios de que o fornecimento de petróleo sofresse com o encerramento temporário da jazida norueguesa Johan Sverdrup, que já recomeçou a atividade, e os cortes de produção no campo cazaque de Tengiz en Kazajstán, o Brent manteve-se hoje praticamente sem variar.
Contudo, os investidores permanecem cautelosos, perante um possível agravamento do conflito na Ucrânia, depois de os EUA terem permitido a Kiev disparar mísseis de longo alcance norte-americanos contra território russo.
Além disso, Putin aprovou hoje uma doutrina que autoriza responder com armas nucleares a ataques que ameacem a soberania da Federação Russa e Bielorrússia e o Irão começou a reduzir a sua produção de urânio, indicou a Agência Internacional para a Energia Atómica.
Leia Também: Cotação do Brent para entrega em janeiro sobe 3,18% para 73,30 dólares