"As negociações para a revisão do ACT 2025 e aumentos salariais iniciam-se em janeiro de 2025", adiantou, em comunicado, o STT.
A garantia foi dada pelo presidente executivo da Altice Portugal durante uma reunião com o STT, na qual foi também abordado o balanço de 2024 e as perspetivas para o próximo ano, de acordo com o mesmo comunicado.
No encontro, a empresa destacou os resultados dos primeiros nove meses do ano, mas ressalvou que o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciação e amortização) estava a crescer menos do que nos últimos três anos.
Para o sindicato, tal referência serviu para "pôr água na fervura" e baixar as expectativas dos trabalhadores.
A estrutura sindical, afeta à CGTP, mostrou-se ainda preocupada quanto à descida do investimento, sublinhando a má classificação da MEO no número de estações base 5G (quinta geração de redes móveis).
O STT disse ainda que a situação financeira global da Altice, com um alto endividamento na Europa e nos EUA, asfixia a operação do grupo, sobretudo a portuguesa, "que paga juros descomunais à casa-mãe para pagar o empréstimo da Altice Portugal aquando da aquisição da Oi em 2015 pela PT Portugal".
O sindicato defendeu que a estratégia do acionista tem como propósito gerar dinheiro "para o seu bolso" e satisfazer os credores, pedindo que a riqueza seja partilhada com os trabalhadores, através da valorização dos salários.
Leia Também: Altice vai aumentar preços em 2025 "conforme contratualmente previsto"