O regulador divulgou hoje os boletins das ofertas comerciais de eletricidade e de gás natural relativos ao quarto trimestre deste ano, sendo que, "na comparação entre a oferta de eletricidade mais competitiva e a oferta do mercado regulado conclui-se que os consumidores com consumos anuais mais elevados conseguem poupar mais se optarem pelo mercado liberalizado".
Assim, indicou a ERSE, o consumidor tipo 1, ou seja, um casal sem filhos, um consumo anual de eletricidade de 1.900 quilowatts-hora (kWh), consumo em vazio de 40% e potência contratada de 3,45 kVA (kilovoltampere) "pode poupar 45 euros/ano no contrato de eletricidade (poupança de 10%), enquanto o consumidor tipo 3 [família com quatro filhos, um consumo anual de 10.900 kWh, consumo em vazio de 40% e potência contratada de 13.8 kVA] pode poupar 211 euros/ano (poupança de 8%), para o mesmo tipo de contrato".
Já no caso da oferta dual, "é o consumidor tipo 1 que apresenta uma maior poupança face ao mercado regulado, com um valor de 10 euros/ano (poupança de 2%)".
O regulador salientou que "entre os comercializadores com ofertas de eletricidade e duais, nem todos apresentam ofertas comerciais mais competitivas do que a tarifa regulada", acrescentando que "dos 23 comercializadores com ofertas de eletricidade, entre 13 e 16 têm ofertas inferiores à tarifa regulada, consoante o consumidor tipo".
Para o consumidor tipo 1, a "oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da G9Energy (Net Promo 7x7) com um valor de 33,73 euros/mês, que corresponde a um desconto de 10% e uma poupança mensal de 3,76 euros em relação à tarifa regulada".
Para o consumidor tipo 2 (casal com dois filhos, com um consumo anual de 5.000 kWh, consumo em vazio de 40% e potência contratada de 6,9 kVA) a oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é também da G9 Energy (Net Promo 7x7) "com um valor de 86,26 euros/mês, que corresponde a um desconto de 10% e uma poupança mensal de 9,40 euros em relação à tarifa regulada".
Por fim, para o consumidor tipo 3, "a oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da GoldEnergy (Monoeletrico ACP 04/24) com um valor de 190,56 euros/mês, que corresponde a um desconto de 8% e uma poupança mensal de 17,57 euros em relação à tarifa regulada".
No caso das ofertas duais, para o consumidor tipo 1 mantém-se a G9 Energy (53,13 euros/mês, que corresponde a um desconto de 2% e uma poupança mensal de 0,84 euros em relação à regulada), tal como para o tipo 2 (126,35 euros/mês, que corresponde a um desconto de 1% e uma poupança mensal de 0,79 euros face à regulada). Já para o consumidor tipo 3 a oferta dual com menor fatura mensal, além da tarifa regulada, é "da Repsol (Plano Santander Dual Mundo 123) com um valor de 275,31 euros/mês", 2% superior ao regulado.
A ERSE revelou ainda que, no que diz respeito às ofertas de gás natural, "as poupanças no mercado liberalizado são nulas, não existindo qualquer oferta comercial mais competitiva do que o mercado regulado, para os três consumidores tipo".
No caso da oferta dual é o consumidor tipo 1 (com consumo anual até 138 metros cúbicos - m3) "que apresenta uma maior poupança face ao mercado regulado, com um valor de 10 euros/ano (poupança de 2%)", sendo que "para o consumidor tipo 2 a poupança atinge o valor de 9 euros/ano (poupança de 1%) e é nula para o consumidor tipo 3" (com consumos anuais de gás até 292 m3 e 640 m3, respetivamente).
Segundo dados da ERSE, "entre os 12 comercializadores com ofertas de gás verifica-se que nenhum comercializador apresenta ofertas comerciais mais competitivas do que a tarifa regulada", sendo que "nas ofertas duais, dos nove comercializadores com este tipo de ofertas, apenas um comercializador apresenta ofertas mais competitivas do que a tarifa regulada, no caso do consumidor tipo 1 e tipo 2". Já para o consumidor tipo 3 "não existem comercializadores com preços mais competitivos do que a tarifa regulada".
Leia Também: Cabo Verde. Empresa de Distribuição de Eletricidade com ok em empréstimo