Maiores clientes de luz poupam no mercado livre. Poupança é nula no gás

Os maiores consumidores de eletricidade conseguem poupar no mercado liberalizado, face ao regulado, atingindo valores de 211 euros, mas no caso do gás natural as poupanças são nulas, de acordo com a ERSE -- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
11/12/2024 17:49 ‧ há 3 horas por Lusa

Economia

ERSE

O regulador divulgou hoje os boletins das ofertas comerciais de eletricidade e de gás natural relativos ao quarto trimestre deste ano, sendo que, "na comparação entre a oferta de eletricidade mais competitiva e a oferta do mercado regulado conclui-se que os consumidores com consumos anuais mais elevados conseguem poupar mais se optarem pelo mercado liberalizado".

 

Assim, indicou a ERSE, o consumidor tipo 1, ou seja, um casal sem filhos, um consumo anual de eletricidade de 1.900 quilowatts-hora (kWh), consumo em vazio de 40% e potência contratada de 3,45 kVA (kilovoltampere) "pode poupar 45 euros/ano no contrato de eletricidade (poupança de 10%), enquanto o consumidor tipo 3 [família com quatro filhos, um consumo anual de 10.900 kWh, consumo em vazio de 40% e potência contratada de 13.8 kVA] pode poupar 211 euros/ano (poupança de 8%), para o mesmo tipo de contrato".

Já no caso da oferta dual, "é o consumidor tipo 1 que apresenta uma maior poupança face ao mercado regulado, com um valor de 10 euros/ano (poupança de 2%)".

O regulador salientou que "entre os comercializadores com ofertas de eletricidade e duais, nem todos apresentam ofertas comerciais mais competitivas do que a tarifa regulada", acrescentando que "dos 23 comercializadores com ofertas de eletricidade, entre 13 e 16 têm ofertas inferiores à tarifa regulada, consoante o consumidor tipo".

Para o consumidor tipo 1, a "oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da G9Energy (Net Promo 7x7) com um valor de 33,73 euros/mês, que corresponde a um desconto de 10% e uma poupança mensal de 3,76 euros em relação à tarifa regulada".

Para o consumidor tipo 2 (casal com dois filhos, com um consumo anual de 5.000 kWh, consumo em vazio de 40% e potência contratada de 6,9 kVA) a oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é também da G9 Energy (Net Promo 7x7) "com um valor de 86,26 euros/mês, que corresponde a um desconto de 10% e uma poupança mensal de 9,40 euros em relação à tarifa regulada".

Por fim, para o consumidor tipo 3, "a oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da GoldEnergy (Monoeletrico ACP 04/24) com um valor de 190,56 euros/mês, que corresponde a um desconto de 8% e uma poupança mensal de 17,57 euros em relação à tarifa regulada".

No caso das ofertas duais, para o consumidor tipo 1 mantém-se a G9 Energy (53,13 euros/mês, que corresponde a um desconto de 2% e uma poupança mensal de 0,84 euros em relação à regulada), tal como para o tipo 2 (126,35 euros/mês, que corresponde a um desconto de 1% e uma poupança mensal de 0,79 euros face à regulada). Já para o consumidor tipo 3 a oferta dual com menor fatura mensal, além da tarifa regulada, é "da Repsol (Plano Santander Dual Mundo 123) com um valor de 275,31 euros/mês", 2% superior ao regulado.

A ERSE revelou ainda que, no que diz respeito às ofertas de gás natural, "as poupanças no mercado liberalizado são nulas, não existindo qualquer oferta comercial mais competitiva do que o mercado regulado, para os três consumidores tipo".

No caso da oferta dual é o consumidor tipo 1 (com consumo anual até 138 metros cúbicos - m3) "que apresenta uma maior poupança face ao mercado regulado, com um valor de 10 euros/ano (poupança de 2%)", sendo que "para o consumidor tipo 2 a poupança atinge o valor de 9 euros/ano (poupança de 1%) e é nula para o consumidor tipo 3" (com consumos anuais de gás até 292 m3 e 640 m3, respetivamente).

Segundo dados da ERSE, "entre os 12 comercializadores com ofertas de gás verifica-se que nenhum comercializador apresenta ofertas comerciais mais competitivas do que a tarifa regulada", sendo que "nas ofertas duais, dos nove comercializadores com este tipo de ofertas, apenas um comercializador apresenta ofertas mais competitivas do que a tarifa regulada, no caso do consumidor tipo 1 e tipo 2". Já para o consumidor tipo 3 "não existem comercializadores com preços mais competitivos do que a tarifa regulada".

Leia Também: Cabo Verde. Empresa de Distribuição de Eletricidade com ok em empréstimo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas