O aumento da oferta de transporte ferroviário entre Lisboa e Setúbal foi anunciado em novembro pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação, no âmbito do alargamento do contrato de concessão da Fertagus por seis anos e meio, até 31 março de 2031.
"Para assinalar o início desta nova operação, a Fertagus vai organizar, durante a manhã do dia 15 de dezembro [domingo], na estação de Setúbal, uma série de iniciativas promocionais dos novos horários que vão garantir o reforço da ligação ferroviária", revela a empresa concessionária do serviço ferroviário entre as estações de Setúbal e de Lisboa (Roma-Areeiro), em comunicado.
Na nota, a Fertagus salienta que "a oferta a Setúbal é largamente aumentada, tanto nos dias úteis como aos sábados, domingos e feriados, passando o novo horário a ter uma frequência de 20 minutos em 20 minutos, tanto nas horas de ponta como fora das horas de ponta".
Atualmente a circulação de comboios da Fertagus entre as estações de Setúbal e de Lisboa (Roma-Areeiro) faz-se de 30 em 30 minutos nos dias úteis e de 60 em 60 minutos aos sábados, domingos e feriados.
De acordo com os dados revelados pela Fertagus, os novos horários permitem "um aumento de 73% dos lugares oferecidos nos dias úteis e de 172% nos restantes".
A Fertagus indica ainda que a oferta entre Coina e Lisboa não sofre alterações significativas nos dias úteis, mantendo-se a "frequência de comboios de 10 em 10 minutos nas horas de ponta e de 20 em 20 fora das horas de ponta", mas sublinha que aos fins de semana e feriados o novo horário tem uma frequência de comboios de "20 em 20 minutos quando atualmente é de 30 em 30 minutos".
Ainda de acordo com a empresa, a entrada em vigor dos novos horários foi conseguida "sem recurso ao aumento do material circulante atualmente existente", mas implica o reforço do efetivo em "29 pessoas, para além dos atuais 170, com especial incidência ao nível dos maquinistas, comerciais, manutenção, segurança e fiscalização".
Em 2023, segundo dados da empresa, a Fertagus transportou cerca de 27 milhões de passageiros com a atual frota de 18 comboios.
Leia Também: Governo alarga concessão da Fertagus e garante comboios de 20 em 20 minutos