Com os preços dos combustíveis sempre num sobe e desce, há quem tente fugir da roleta russa de previsões e opte pelas gasolineiras lowcost na hora de atestar a sua viatura.
Todos sabem que estas praticam preços mais baixos, porém há muita gente que questiona a qualidade deste combustível, perguntando se os seus carros terão o mesmo rendimento ou se este tipo de combustível pode provocar avarias.
Para fazer o tira teimas, a Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU) decidiu verificar se a diferença entre os dois é muito grande, noticia o El Motor.
Segundo esta fonte, a única diferença entre a gasolina ou o gasóleo de baixo custo e o fuel é o número de aditivos que contêm. Todos os combustíveis contêm alguns aditivos, sendo que os das gasolineiras mais reputadas tendam a ter mais, daí o seu preço ser mais elevado. No entanto, em termos de condução, a diferença é impercetível e em caso algum representam um perigo para a mecânica do automóvel.
A par disso, revela a mesma fonte, todos os combustíveis têm de cumprir as normas de qualidade e de transporte, testes pelos quais têm de passar os combustíveis de baixo custo.
Assim, a conclusão é a de que este tipo de combustíveis mais económicos não afetam o rendimento nem o consumo do seu automóvel. Mais se comprovou que não se registaram grandes diferenças entre estes dois tipos de combustíveis.
De notar, que o estudo levado a cabo pela Organização de Consumidores e Utilizadores espanhóis teve como base um estudo feito pela sua homologa em Portugal, a Deco, tento os resultados destas duas entidades batido certo.
Leia Também: UE dá 2 meses a Portugal para adotar regras sobre emissões de poluentes