Segurança Social é uma das preocupações do Governo
Os cortes permanentes nas pensões, declarados inconstitucionais, estiveram em debate e o Governo apelou ao Partido Socialista um acordo alargado, mas ainda não obteve resposta, informou o Jornal de Negócios.
© DR
Economia Cortes
O Governo pede que se encontre “rapidamente soluções” para a Segurança Social, durante o debate sobre o diploma que previa cortes definitivos nas pensões considerados inconstitucionais, apurou o Jornal de Negócios.
“Estamos hoje confrontados com um problema de sustentabilidade da Segurança Social, para o qual temos de encontrar rapidamente soluções”, explicou o secretário de Estado da Segurança Social, Agostinho Branquinho e fez ainda um apelo ao Partido Socialista: “Precisamos de um compromisso de todos, especialmente de quem teve, tem ou pretende ter responsabilidades governativas”, explicou.
Já o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro disse também que seria importante que os candidatos a líder do PS “pudessem dizer ao País o que pensam de uma das questões mais importantes para o futuro do País”.
O debate foi convocado para reapreciar o diploma que introduzia a contribuição de sustentabilidade, o corte permanente nas pensões que foi chumbado pelo Tribunal Constitucional. Os deputados da maioria PSD/CDS-PP optaram por deixar cair o diploma, incluindo a subida da TSU e do IVA.
“Das duas uma: ou o PSD e o CDS perceberam finalmente que esta proposta não está conforme a Lei Fundamental do País” ou “estamos diante uma segunda possibilidade: gato escondido com rabo de fora”, disse José Luís Ferreira, d’Os Verdes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com