Após convite polémico para Governo, Rosalino vai para subsidiária do BdP

O Banco de Portugal (BdP) anunciou a nomeação de Hélder Rosalino para membro do Conselho de Administração da Valora, empresa impressora de notas detida pela instituição, depois de um convite, que acabou por não se concretizar, para o Governo.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
08/01/2025 18:33 ‧ há 14 horas por Lusa

Economia

Hélder Rosalino

"O Conselho de Administração do Banco de Portugal decidiu, em reunião de 07 de janeiro, nomear Hélder Rosalino para membro do Conselho de Administração da Valora, S.A., empresa impressora de notas detida a 100% pelo Banco de Portugal", disse hoje a instituição, em comunicado.

 

Segundo a entidade esta nomeação "estava prevista desde novembro de 2024, sendo retomada após ter sido suspensa na sequência de um convite dirigido a Hélder Rosalino para funções fora do Banco".

Hélder Rosalino foi nomeado, no final do ano passado, como secretário-geral do Governo, mas acabou por indicar a sua "indisponibilidade", depois de críticas de vários partidos. 

Em comunicado, no dia 30 de dezembro, o gabinete do primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que "a solução encontrada permitia que Dr. Hélder Rosalino mantivesse o vencimento auferido há vários anos no Banco de Portugal, o qual foi por este definido".

"E permitiria ao Estado português, no seu conjunto, a poupança de um segundo salário, correspondente à tabela legal para o secretário-geral do Governo. A recusa do Banco de Portugal de continuar a pagar o salário de origem não impedia a poupança de recursos públicos, mas criou uma complexidade indesejável", adiantou na mesma nota.

Após polémica, Hélder Rosalino desiste de ser secretário-geral do Governo

Após polémica, Hélder Rosalino desiste de ser secretário-geral do Governo

Partidos da Oposição criticaram o salário - de cerca de 15 mil euros - que o novo secretário-geral do Governo, Hélder Rosalino, iria receber. Foram deixados apelos e pedidos de esclarecimento ao Governo e, entretanto, o antigo administrador do Banco de Portugal, mostrou-se "indisponível" para fazer parte do Executivo - depois de nomeado pelo primeiro-ministro.

Notícias ao Minuto | 19:56 - 30/12/2024

De acordo com o BdP, "a experiência de Hélder Rosalino como Diretor do Departamento de Emissão e Tesouraria do Banco de Portugal e, posteriormente, como Administrador com o pelouro desse Departamento e como membro do Conselho de Administração da Valora, cargos que desempenhou durante vários anos, justifica a escolha".

A nomeação será confirmada posteriormente em assembleia-geral da Valora. 

Além disso, "o Conselho de Administração do Banco de Portugal decidiu ainda nomear o administrador com o pelouro do Departamento de Emissão e Tesouraria, Luís Morais Sarmento, como seu representante no Conselho de Administração da Valora" em substituição de Helena Adegas.

Leia Também: Peso dos jovens nos empréstimos entre agosto e novembro foi de 48%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas