A Carris está a preparar uma solução que visa dar mais lugares nas carreiras aos utentes habituais, principalmente em zonas com maior pressão turística. A medida passará pela criação de duas filas: uma para clientes habituais e outra para turistas.
A notícia, refira-se, foi avançada pelo Público, que dá conta que a ideia começará por ser colocada em prática no Funicular da Graça, a partir de maio, quando o equipamento que liga aquele bairro e o da Mouraria passar a ser operado pela Carris.
O objetivo é tentar garantir que os utentes habituais não deixem de ter lugar nos locais de maior procura por parte dos turistas.
O Notícias ao Minuto já tentou obter mais esclarecimentos junto de fonte oficial da Carris, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta.
Com estas duas filas, a entrada dos passageiros será alternada entre ambas, sendo que a aplicação deste sistema de acesso a outros serviços da rede, resultado de instruções da Câmara de Lisboa, ainda se encontra em estudo. Ao mesmo jornal, a Carris admite que a sua implementação será "bastante complexa".
Como será feita a distinção? Ainda está em estudo, mas poderá ser entre quem tem um passe mensal, como o Navegante ou equivalente, e os outros utilizadores, que compram um bilhete individual. Contudo, há quem defenda que esta diferenciação pode não ser assim tão linear e acabe por penalizar os utentes usuais mas não diários.
Ao mesmo jornal, a Câmara de Lisboa referiu que a alteração ainda terá de ser sujeita a aprovação da assembleia municipal, durante este mês.
Leia Também: Câmara transfere gestão do Funicular da Graça da EMEL para a Carris