10 novas estações e mais 7km: Metro Sul do Tejo vai crescer (eis o plano)

O traçado em estudo terá uma extensão de 7,16 km e inclui 10 estações. Conheça-as aqui.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto com Lusa
12/02/2025 12:59 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia

Transportes

O projeto de extensão da linha 3 do Metro Sul do Tejo (MST) até à Costa da Caparica foi apresentado numa conferência que marcou o início da primeira fase de participação pública. Afinal, o que prevê o plano?

 

O traçado em estudo terá uma extensão de 7,16 km e inclui 10 estações: Pêra, Várzea de Pêra (com ligação ao Funchalinho), Centro da Costa da Caparica, Parque Urbano da Costa da Caparica, Santo António, São João, São Pedro, Madame Faber/Matas Nacionais, Bombeiros Voluntários da Trafaria e Estação Fluvial da Trafaria.

O percurso ligará o Campus da NOVA FCT à Estação Fluvial da Trafaria em apenas 19 minutos e incluirá dois novos interfaces de transportes: um no Centro da Costa da Caparica e outro junto à Estação Fluvial da Trafaria.

Em julho de 2024, o ministro das Infraestruturas disse esperar que as obras para a extensão do Metro Sul do Tejo à Costa da Caparica e à Trafaria possam arrancar dentro de cinco a sete anos.

A expansão do Metro Sul do Tejo à Costa da Caparica foi anunciada pelo então primeiro-ministro António Costa (PS) em 29 de março de 2023, durante a iniciativa Governo Mais Próximo no distrito de Setúbal.

Atualmente com três linhas em funcionamento, Cacilhas/Corroios, Pragal/Corroios e Cacilhas/Campus da NOVA FCT, o Metro Sul do Tejo revolucionou a mobilidade entre Almada, Corroios e o Monte da Caparica, e, segundo dados da empresa, transporta mais de 16 milhões de passageiros por ano.

O que se segue? 

Após a apresentação, seguem-se duas sessões de participação pública para recolha de contributos das comunidades locais no dia 20 de fevereiro no Casino da Trafaria e no dia 21 de fevereiro no Inatel da Costa da Caparica.

A população do concelho de Almada, no distrito de Setúbal, é assim chamada a participar num debate sobre um projeto que prevê a criação de 10 estações.

De acordo com a Câmara Municipal de Almada, a Transportes Metropolitanos de Lisboa e o Metropolitano de Lisboa, a divulgação do plano e a recolha de dúvidas e questões são passos essenciais para o envolvimento das comunidades locais neste projeto de mobilidade sustentável, que pretende ir ao encontro das necessidades das pessoas.

O processo de participação pública encerra em 6 de março com uma conferência de divulgação das conclusões e planeamento das fases seguintes do projeto.

Leia Também: Barcos enfrentam ondas de vários metros nos Açores. Vídeos impressionam

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas