Afinal, planos e cartões de saúde são (ou não) dedutíveis no IRS?

Esclareça a dúvida!

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
19/02/2025 08:58 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto

Economia

impostos

Nem todas as anuidades de cartões de desconto ou planos de saúde podem ser deduzidas no IRS, lembra a DECO PROTeste, explicando que, "por não serem seguros de saúde, estes cartões ficam dependentes da classificação da empresa que os comercializa para poderem ser deduzidos como despesa de saúde". 

 

Em causa, refira-se, está o facto de que quem "contrata um seguro de saúde pode deduzir no IRS 15% da despesa com o prémio no seguro", sendo que, "em princípio, a despesa surge automaticamente na plataforma e-Fatura, embora possa ficar sujeita à validação do contribuinte, como acontece com muitas outras despesas".

Contudo, "as despesas com anuidades de planos de saúde comercializados sob a forma de cartão de desconto só podem ser deduzidas no IRS se a entidade comercializadora desse plano estiver registada oficialmente com um código de atividade económica (CAE) na área da saúde".

Como confirmar se o seu plano de saúde entra no IRS

Para saber se a despesa com um plano de saúde é dedutível no IRS, consulte a página do SICAE, recomenda a DECO PROTeste.

"Insira o nome da empresa ou o número de identificação de pessoa coletiva. Para ser elegível para dedução de despesas de saúde no IRS, a empresa tem de figurar com um CAE iniciado por 86 ou com os CAE 47730, 47740 ou 47782", pode ler-se.

A organização nota que "ainda que algumas anuidades de cartões ou planos de saúde não possam ser dedutíveis no IRS, todas as despesas médicas que os contribuintes façam ao abrigo do regime convencionado com esse plano são dedutíveis".

"Ou seja, se o cartão for usado para ter desconto numa consulta de especialidade, por exemplo, essa despesa com a consulta é dedutível no IRS, no setor da saúde", conclui.

Leia Também: Três coisas que deve saber sobre o IRS Jovem (segundo o Governo)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas