Num comunicado hoje divulgado, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) precisa que entre os 28 países da organização para os quais existem dados disponíveis, cinco registaram uma contração do PIB em 2024.
O crescimento abrandou em dez países e acelerou em 13, com a Costa Rica a registar o maior crescimento anual em 2024 (4,3%), adianta.
A organização refere ainda que o crescimento do PIB da OCDE desacelerou para 0,3% no quarto trimestre do ano passado, contra 0,5% no trimestre anterior.
O maior aumento entre os países membros da OCDE foi em Portugal (1,5%), seguido pelos da Costa Rica (1,4%) e da Polónia (1,3%).
Em contrapartida, as descidas mais notáveis no quarto trimestre registaram-se na Irlanda (-1,3%), e no México e na Noruega, que se contraíram ambos 0,6%.
Na União Europeia, o crescimento do PIB passou de 0,4% no terceiro trimestre para 0,1% no quarto trimestre, enquanto na zona do euro passou de 0,4% para uma taxa estável (0,0%) no quarto trimestre.
Nos países do G7, o PIB também registou uma moderação de 0,5 para 0,4% entre os dois trimestres, com tendências díspares entre os membros do 'clube' dos países mais ricos.
Enquanto o crescimento económico acelerou no Japão (de 0,4% para 0,7%), no Canadá (de 0,3% para 0,4%) e no Reino Unido (de 0,1% para 0,2%), desacelerou nos EUA (de 0,8% para 0,6%), em França (de 0,4% para -0,1%) e na Alemanha (de 0,1% para -0,2%).
O caso francês foi influenciado pelo impulso dado pelos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris, que geraram um crescimento anormalmente elevado no terceiro trimestre.
O último país do G7, a Itália, manteve o PIB pelo segundo trimestre consecutivo.
Leia Também: Porto discute criação de serviço de guarda-noturno em 13 zonas