O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, fechou a sessão no Intercontinental Exchange a cotar 1,76 dólares abaixo dos 74,78 com que acabou as transações na segunda-feira.
Em apenas três sessões, a cotação do Brent perdeu cerca de cinco por cento, apesar de ter começado a semana com uma ligeira recuperação, retrocedendo para níveis do final de dezembro e aproximando-se do limiar dos 70 dólares por barril.
O crude europeu reagiu de forma negativa a notícias da economia alemã, que se contraiu 0,2% no quarto trimestre do ano passado, em relação ao trimestre anterior, e da norte-americana, que indicaram uma deterioração da confiança do consumidor em fevereiro a um ritmo que foi o maior em três anos e meio, devido às políticas de Donald Trump.
Para a baixa da cotação contribuíram também as taxas alfandegárias anunciadas por Trump, depois de garantir que este agravamento sobre as importações oriundas do Canadá e México irem começar em 04 de março.
O mesmo efeito teve o desenvolvimento das negociações de um acordo para acabar com a guerra na Ucrânia, por poder levar a um levantamento das sanções à infraestrutura petrolífera russa e a um aumento do fornecimento global de petróleo.
Leia Também: Cotação do Brent para entrega em abril sobe 0,47% para 74,78 dólares