Chinesa Mixue bate recorde de financiamento em oferta pública inicial

A fase de subscrição da oferta pública inicial (OPI) de ações da empresa chinesa de bebidas Mixue Bingcheng terminou hoje, com o montante do financiamento a fixar um novo recorde nas entradas em bolsa em Hong Kong.

Notícia

© Lusa

Lusa
27/02/2025 06:19 ‧ há 2 horas por Lusa

Economia

Mixue

Na atual OPI, a Mixue Bingcheng, sediada em Zhengzhou, capital da província de Henan, no centro da China, planeia emitir quase 17,1 milhões de ações, com 1,7 milhões de ações atribuídas à oferta pública de Hong Kong e 15,4 milhões de ações atribuídas à oferta internacional, a um preço de 202,5 dólares de Hong Kong (24,9 euros) por ação.

 

A Mixue Bingcheng referiu que as receitas da OPI em Hong Kong vão ser utilizadas para melhorar a cadeia de abastecimento, aumentar a capacidade de produção, atualizar a agilidade logística e estabelecer uma rede global de fornecimento para alimentar o crescimento no estrangeiro.

Em 31 de dezembro, a Mixue Bingcheng tinha um total de 46.479 lojas em todo o mundo - com cerca de nove mil milhões de bebidas vendidas em 2024.

Estes números ultrapassam nomes globais mais conhecidos, como a McDonald's e a Starbucks, que são os únicos a ultrapassar a marca das 40 mil lojas em todo o mundo.

O salto da Mixue do quarto para o primeiro lugar da tabela ocorreu no final do terceiro trimestre de 2024, segundo a consultora Momentum Works, de Singapura, que recorda que a grande maioria dos pontos de venda se situa na China, com apenas cerca de 4.800 espalhados por países da região, como Vietname, Malásia e Tailândia.

No entanto, a cadeia chinesa continua a ser a quarta maior do mundo em termos de vendas no setor global de bebidas: os 6,59 mil milhões de dólares (6,28 mil milhões de euros) que vendeu em 2023 colocam-na atrás da Starbucks, da Inspire Brands - proprietária da Dunkin' Donuts e da Baskin-Robbins - e da Tim Hortons.

A Mixue concentra-se em bebidas de baixo custo, mantendo os preços dos produtos geralmente abaixo dos 10 yuan (1,31 euros), um segmento em que espera um crescimento anual composto de 17,6%, até 2028, altura em que este mercado atingirá o equivalente a cerca de 160 mil milhões de dólares (152 mil milhões de euros).

A Mixue deve estrear-se na Bolsa de Valores de Hong Kong a 03 de março.

A agência de notícias financeiras Bloomberg recordou que vários rivais locais também lançaram ofertas de ações em 2024 e que, em todos eles, a antecipação deu lugar a quedas nos preços das ações, face à forte concorrência no setor.

Leia Também: Valorização das ações da Xiaomi tornam fundador no homem mais rico da China

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas