A cadeia de supermercados Aldi está a testar um projeto-piloto (polémico) lá fora: um novo sistema de pré-pagamento de 10 libras (cerca de 12 euros) aos clientes que entram na loja Shop & Go da marca em Greenwich, Londres.
A notícia, refira-se, foi avançada pela britânica The Grocer há já algum tempo, mas só agora é que ganhou mais projeção e estalou a polémica.
Na prática, os clientes pagam 10 libras (cerca de 12 euros) e passam o cartão de pagamento ou um QR Code à entrada, antes de entrarem na porta do supermercado.
Depois, se fizerem compras na loja, o valor é deduzido na despesa. Caso contrário, se não fizerem compras ou fizerem num valor inferior às 10 libras, poderão ter de esperar "cinco a sete dias" até receberem o dinheiro de volta.
A marca de supermercados explica que o "tempo de devolução é controlado pelo emissor do cartão", pelo que, existindo alguma questão, "o cliente deve contactá-lo".
O Notícias ao Minuto questionou fonte do Aldi Portugal sobre se esta medida poderia ser testada também em solo nacional e a resposta foi a seguinte:
"Gostaríamos de reforçar que a ALDI Reino Unido pertence ao grupo ALDI SÜD, enquanto a ALDI Portugal faz parte do grupo ALDI Nord. Ambos os grupos são independentes na sua gestão. Assim, e pertencendo ao grupo ALDI Nord, a ALDI Portugal não tem qualquer informação ou comentário a fazer sobre a medida adotada no Reino Unido", pode ler-se.
Contudo, a mesma publicação britânica explica que se trata de um projeto-piloto numa loja que tem câmaras com tecnologia de Inteligência Artificial para monitorizar o comportamento dos consumidores. A ideia poderá ser adotada noutros mercados.
[Notícia atualizada às 10h13]
Leia Também: Lítio: Entidades corrigem informação sobre reinício da prospeção em Boticas