"É mais um desafio que encaro com a convicção clara de que tenho o que é necessário para liderar o Turismo do Centro de Portugal", disse hoje Walter Chicharro à agência Lusa, assumindo a candidatura à presidência da comissão executiva desta entidade.
A decisão de avançar com a candidatura foi tomada "depois de uma série de autarcas, de entidades do setor privado ligadas ao turismo e um conjunto de camaradas" do Partido Socialista o terem desafiado a concorrer ao cargo, "um pouco na lógica de ter o perfil, face ao que foi feito na Nazaré, nos 10 anos de presidência de Câmara", justificou.
Remetendo a apresentação das linhas programáticas para os próximos dias, Walter Chicharro, assumiu tratar-se de "um desafio enorme", dado o Turismo do Centro de Portugal ter "a particularidade de, além de cerca de 60 entidades privadas, englobar 100 municípios".
"Acredito que há, entre os municípios, entre as comunidades intermunicipais que compõem este território, condições para parcerias, para trabalho conjunto, até porque aquilo que é a força, esta diversidade da região centro é, por um lado, um desafio enorme, mas é também um potencial gigantesco", sustentou.
Depois de, enquanto presidente da Nazaré, durante 10 anos, ter contribuído para tornar a vila "uma marca global, uma marca reconhecida em todo o mundo", Walter Chicharro acredita que conseguirá "potenciar a região", que alia "património com gastronomia, surf com neve, o litoral e o interior".
O projeto de Walter Chicharro passará, assim, por "aliar um conjunto de ativos do território, extremamente diferenciados, e pô-los a trabalhar em conjunto, numa lógica de potenciar a marca da região".
Walter Chicharro assumiu na quarta-feira, na rede social Facebook, que se candidata com o objetivo de "potenciar a cooperação entre territórios, fortalecer parcerias entre o setor público e privado e afirmar o Centro como um destino único e competitivo".
O Centro "não é apenas uma região, é um ativo imprescindível para consolidar Portugal como um dos destinos turísticos mais fortes do mundo", sublinha na mesma publicação, considerando ter "condições para liderar uma estratégia que valorize a (...) diversidade e contribua para um turismo sustentável e inovador".
Walter Chicharro, de 54 anos, foi presidente da Câmara Municipal da Nazaré entre 2013 e 2024, ano em que foi eleito deputado à Assembleia da República pelo PS.
Na Assembleia-Geral eletiva da Turismo Centro de Portugal, agendada para 27 de março, o socialista disputará a liderança com dois autarcas sociais-democratas que já assumiram candidatar-se: Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, e Rui Ventura, presidente do município de Pinhel, ambos no distrito da Guarda.
O vencedor sucederá a Raul Almeida, antigo autarca da Câmara Municipal de Mira que presidiu ao Turismo Centro de Portugal até à sua morte, em dezembro de 2024.
Leia Também: Governo cria programa 'Crescer com o Turismo' com dotação de 30 milhões