Rublo sobe para máximo face ao dólar desde meados de 2023

O rublo atingiu hoje o valor mais alto em relação ao dólar desde meados de 2023, impulsionado pela aproximação entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump.

Notícia

© Lusa

Lusa
18/03/2025 11:29 ‧ ontem por Lusa

Economia

mercados

De acordo com o banco central russo, a moeda russa está a ser negociada hoje a 84,30 rublos por dólar, o valor mais elevado desde 25 de junho de 2023.

 

O rublo, que era transacionado a 103 rublos por dólar em meados de janeiro, valorizou-se quase 20% desde o início do ano.

Esta tendência foi reforçada pela tomada de posse de Donald Trump em 20 de janeiro, pela primeira conversa telefónica entre os dois líderes em 12 de fevereiro e pelo início do processo de normalização das relações entre Moscovo e Washington.

A este respeito, o presidente do VTB (Banco de Comércio Externo), segundo maior banco russo, Andrei Kostin, afirmou que não acredita que o rublo se vá valorizar "muito mais" nas próximas semanas.

Entretanto, o vice-primeiro-ministro russo, Alexandr Novak, admitiu que o fortalecimento do rublo é uma boa notícia para a luta contra a inflação, mas uma má notícia para os exportadores.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas