Timor-Leste exportou mais em 2024, café é o principal produto

As exportações não petrolíferas timorenses aumentaram 21,7% em 2024, com o café a manter-se como a principal exportação, referiu hoje o Banco Central de Timor-Leste (BCTL).

Notícia

© Lusa

Lusa
21/03/2025 06:18 ‧ ontem por Lusa

Economia

Timor-Leste

"As exportações não petrolíferas aumentaram 21,7% em 2024, atingindo 21 milhões de dólares [19,3 milhões de euros], com o café como principal produto", pode ler-se no relatório do BCTL sobre o desempenho económico do país.

 

Segundo o documento, apresentado no Ministério das Finanças, em Díli, a "Indonésia e os Estados Unidos mantiveram-se como os principais destinos das exportações, embora as vendas para a Indonésia tenham caído 27,8%".

"As importações de Timor-Leste aumentaram 12,5% em 2024, totalizando 923,2 milhões de dólares [852,3 milhões de euros] com a Indonésia e a China como os principais fornecedores. Os produtos mais importados incluíram combustíveis, veículos e cereais", diz o BCTL.

O relatório salienta também que houve uma "redução das importações de serviços relacionadas com a indústria transformadora e um aumento das exportações de serviços, sobretudo no setor das viagens e do turismo, que registou um crescimento de 18,2%".

Leia Também: Timor-Leste avalia continuidade da suspensão da prática de artes marciais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas