Esta previsão marca a primeira descida da inflação em Espanha desde setembro do último ano, a que se seguiram cinco subidas consecutivas.
De acordo com o INE, o abrandamento da inflação "deveu-se principalmente à redução dos preços da eletricidade, face à subida de março de 2024".
Quanto à taxa de inflação subjacente (sem a energia e os produtos alimentares frescos, tradicionalmente os mais voláteis do cabaz de compras), diminuiu duas décimas este mês em Espanha, para 2,0%, segundo a estimativa de hoje do INE, recuando pelo quarto mês consecutivo.
Espanha acabou no final de setembro de 2024 com o IVA zero em alguns alimentos e repôs até ao final do ano passado todos os valores normais deste imposto sobre o consumo, terminando assim com quase três anos de medidas extraordinárias para controlar a inflação.
O Governo de Espanha adotou pacotes para responder à subida dos preços depois de no primeiro semestre de 2022 ter tido dos valores mais elevados da União Europeia (UE) e de em julho daquele ano ter registado a inflação mais alta no país desde 1984 (10,77%).
Só ao longo de 2022, Espanha aprovou vários pacotes de medidas para responder à inflação superiores a 3% do Produto Interno Bruto (PIB), com um valor de cerca de 45.000 milhões de euros, entre ajudas diretas a consumidores e empresas e benefícios fiscais, como a redução do IVA da eletricidade e do gás ou um desconto na compra de combustíveis.
Leia Também: Gronelândia é "apenas ponta do iceberg" das ameaças da Rússia e da China