PSD convicto de que meta do défice será cumprida
O deputado do PSD Nuno Reis afirmou hoje que "tudo leva a crer" que a meta do défice orçamental de 4% para 2014 "será cumprida", segundo os critérios do sistema de contabilização anterior.
© DR
Economia OE2014
Em declarações aos jornalistas no parlamento, o deputado manifestou, em nome da bancada do PSD, "tranquilidade relativamente aos números" do INE hoje conhecidos sobre o défice para 2014.
O deputado atribuiu a diferença de 4% para 4,8% ao facto de ter havido uma mudança no sistema europeu de contabilização do défice, sublinhando que há "mais de 268 entidades" que passaram, no novo sistema, a contar para o perímetro de consolidação orçamental.
"Mas na realidade, aquilo que era a meta a que o Governo português estava comprometido será naturalmente contabilizada no final do ano de acordo com o sistema de contabilização anterior", disse.
Para o deputado, "tudo leva a crer" que o défice chegará ao final do ano "na casa dos 4%".
Nuno Reis referia-se à estimativa do ministério das Finanças divulgada hoje que aponta para um défice orçamental de 4,8 do Produto Interno Bruto (PIB), percentagem apurada de acordo com o novo sistema europeu de contas.
O Orçamento do Estado para 2014 e os dois retificativos subsequentes, que foram feitos ainda ao abrigo do sistema europeu de contas antigo (SEC1995), previam que o défice orçamental atingisse os 4% no final do ano.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com