SINTAP quer garantias de colocação dos trabalhadores das Direções Regionais
O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP) manifestou hoje ao Governo a sua preocupação em relação ao processo de extinção das Direções Regionais, pedindo garantias de colocação dos 150 trabalhadores destes serviços.
© Global Imagens
Economia José Abraão
De acordo com José Abrãao, o encerramento das cinco Direções Regionais de Economia (Norte, Centro, Alentejo, Algarve, Lisboa e Vale do Tejo) até ao final do ano está a decorrer de uma forma "relativamente conturbada, dando nota de alguma desorientação", por parte do Executivo.
"Se preocupados entrámos, preocupados saímos e vamos procurar diligenciar junto dos outros secretários de Estado e do senhor ministro para que seja feito um ponto de situação claro de modo a que sejam garantidos os postos de trabalho e que ninguém vai para a mobilidade", disse o sindicalista em declarações à agência Lusa após uma reunião com o secretário de Estado adjunto da Economia, Leonardo Matias.
De acordo com José Abraão, as intenções do Governo passam por alocar os cerca de 150 trabalhadores (técnicos e administrativos) das direções regionais a extinguir à Direção Geral de Energia, ao IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Inovação) e ao Instituto Português de Qualidade, mas "nada está ainda garantido".
"Nós gostaríamos de obter garantias de que não haveria excedentes ou trabalhadores colocados em situação de mobilidade especial", afirmou.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com