"Todos temos a ganhar com esclarecimento sobre BES"
O ex-ministro Teixeira dos Santos, também antigo presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, considera, em declarações ao Diário Económico, que face ?às dúvidas? sobre o caso BES, ?todos temos a ganhar? com um ?esclarecimento cabal? para ?podermos confiar nos supervisores do mercado?.
© DR
Economia Teixeira dos Santos
Foi revelado esta semana um documento da Comissão Europeia que indicava que Bruxelas terá sido informada a 30 de julho sobre a intervenção, ou seja dois dias antes de as ações terem sido suspensas. O que contraria o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, que garantiu, e reforçou esta semana, que a resolução só foi decidida a 1 de agosto.
O mesmo foi, aliás, declarado pelo primeiro-ministro Passos Coelho no Parlamento, durante o debate quinzenal, garantindo que “nada” foi enviado para Bruxelas “antes de 3 de agosto”.
Quem parece não estar convencido é o ex-ministro das Finanças, Teixeira dos Santos. Em declarações ao Diário Económico o antecessor de Carlos Tavares na CMVM sustenta que face a estas dúvidas sobre o caso BES são necessários “esclarecimentos” que permitam confiar “nos supervisores portugueses”.
“Se há dúvidas sobre aspetos de tramitação do processo a nível europeu, todos temos a ganhar com o esclarecimento cabal”, diz Teixeira dos Santos, acrescentando que “temos a ganhar com esse esclarecimento para podermos confiar nos supervisores do mercado”.
Na opinião do ex-governante, “a autoridade que deve olhar para isso é a CMVM, que deverá, junto de todas as partes envolvidas, obter a informação necessária para dissipar qualquer dúvida sobre como o processo foi conduzido”.
Isto porque, destaca o Diário Económico, entre 30 de julho e 1 de agosto as ações do BES tombaram 65%.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com