Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Nunca dei instruções a ninguém para ocultar passivos do grupo"

O antigo presidente executivo do BES Ricardo Salgado disse hoje que "nunca" deu instruções a ninguém para "ocultar" passivos da Espírito Santo International (ESI), sublinhando que se dedicava "a 100%" à área financeira do Grupo Espírito Santo (GES).

"Nunca dei instruções a ninguém para ocultar passivos do grupo"
Notícias ao Minuto

11:11 - 09/12/14 por Lusa

Economia Salgado

"Nunca dei instruções a ninguém para ocultar passivos do grupo", disse, reforçando que não deu essas instruções a Francisco Machado da Cruz, contabilista responsável pelos números da ESI.

"Machado da Cruz assumiu totalmente a responsabilidade dos seus actos", prosseguiu Salgado, que fala desde as 09:10 na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES.

O buraco na ESI foi somente conhecido em novembro de 2013, declarou o antigo banqueiro, frisando que em análises ao passado se verificou então as incongruências nas contas vinham desde 2008.

"As contas foram assinadas e assumimos todos a responsabilidade. Não dei instruções para ocultação do passivo e só passámos a conhecer a situação em novembro de 2013 e, numa análise para trás, vimos que essa situação vinha desde 2008", sublinhou.

Frisando que Machado da Cruz prestou "bons serviços" ao longo de mais de vinte anos, e assumindo que não vê o contabilista "há largos meses", Salgado lembrou que o responsável "assumiu totalmente a responsabilidade dos seus atos" e reiterou que não deu instruções para a ocultação de passivos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório