Salgado conhecia problema de crédito no BESA
O antigo presidente do BES Angola (BESA), Álvaro Sobrinho, afirmou hoje que Ricardo Salgado, líder histórico do BES, sabia do problema ao nível da carteira de crédito no BESA, que originou imparidades superiores a três mil milhões de euros.
© Global Imagens
Economia Álvaro Sobrinho
Questionado sobre se a questão creditícia do BESA era do conhecimento de Ricardo Salgado, Sobrinho, que está a ser ouvido na comissão de inquérito parlamentar ao caso BES/GES, disse que "tinha que ser".
"Eu não reportava ao dr. Ricardo Salgado. [O BESA] era uma subsidiária e pelos estatutos, eu reportava ao conselho de administração do BESA, presidido por Ricardo Abecassis Espírito Santo. Reuníamos trimestralmente", assinalou Sobrinho.
Já a relação com Salgado, na qualidade de acionista deste, era mensal, revelou, assegurando, mais tarde, que "os grandes riscos eram conhecidos em Lisboa".
Num dado momento da audição, Sobrinho puxou da ironia e afirmou que "o buraco de 5,7 mil milhões de dólares [do BESA] descobriu-se nos meses de férias em PT, julho, agosto e setembro".
Sobre as explicações que deu aos deputados para o seu afastamento da liderança do BESA e a consequente substituição por Amílcar Morais Pires, antigo administrador financeiro do BES e homem da confiança de Salgado, sobressaiu a consideração que tal aconteceu devido a diferentes estratégias que tinham para o banco.
"Tínhamos visões diferentes para o futuro do BESA", afirmou Sobrinho, que passou o testemunho a Morais Pires, que era responsável pelo departamento internacional do BES.
Antes, o responsável já tinha apontado para as declarações proferidas por Ricardo Salgado no parlamento, a propósito da mesma matéria.
"Ele disse que foi contactado por pessoas angolanas que pediram que ele me afastasse. Disse que havia clientes (empresas portuguesas) que diziam que não conseguiam falar comigo. Foram as razões aqui apresentadas pelo dr. Salgado para não me reconduzir no mandato", sublinhou.
Num dos raros momentos de descontração nos trabalhos de hoje, que já decorrem há três horas, Sobrinho ilustrou a relação entre BES e BESA com o anúncio publicitário que juntou numa música o futebolista português Cristiano Ronaldo e o artista angolano Anselmo Ralph.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com