Preço médio dos combustíveis sobe quatro cêntimos
A entrada em 2015 trouxe um aumento do preço dos combustíveis em Portugal, mas ao contrário do que era esperado, a subida não foi consensual e varia de marca para marca. Contudo, a média fixa-se num aumento de quatro cêntimos tanto na gasolina como no gasóleo, como mostra o site da Direção-Geral de Geologia e Energia (DGEG).
© Reuters
Economia DGEG
A diferença dos preços dos combustíveis entre 31 de dezembro e 1 de janeiro não é tão significativa como esperado. A entrada em vigor da reforma da Fiscalidade Verde – que consigo porta a taxa do carbono e a contribuição rodoviária – trouxe um aumento dos preços mais baixo do que o esperado.
Segundo os dados publicados esta sexta-feira no site da Direção-Geral de Geologia e Energia (DGEG), o valor médio praticado em Portugal Continental subiu quatro cêntimos tanto no gasóleo como na gasolina. Quanto ao primeiro, em 2.210 postos nacionais o preço do litro ronda os 1.144 euros; já na gasolina 95, a média (em 2.179 postos) é de 1.320 euros. Em ambos, mais quatro cêntimos do que no último dia do ano.
Quanto à gasolina 98, o preço médio por litro é de 1.386 euros, mais um cêntimo do que em 2014. Já o GPL auto viu o preço do litro subir dois cêntimos, estando agora a 0.658 euros em 186 postos.
O Diário de Notícias (DN), dá esta sexta-feira conta de que a subida de preços não é consensual, uma vez que varia de marca para marca, registando-se casos em que a diferença vai de um a oito cêntimos. Exemplo disso é o preço do gasóleo no posto do Pingo Doce em Grijó, no Porto, que passou dos 0,99 euros para o 1,079 euros, mais 8,9 cêntimos.
Para consultar os preços clique aqui.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com