Câmara de Loures anuncia redução de dívida
A Câmara de Loures anunciou hoje que reduziu, no último ano, a dívida do município em 18,4 milhões de euros, devido ao combate a desperdícios e novas regras para concursos públicos, passando para 46,3 milhões de euros.
© Global Imagens
Economia Bernardino Soares
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU, explicou que a diminuição das dívidas foi conseguida, essencialmente, através do "combate ao desperdício" e da "redefinição dos critérios de adjudicação" em concursos públicos.
O autarca exemplificou as medidas, lembrando um novo concurso para o fornecimento das refeições escolares, no qual foi possível reduzir custos de cerca de 1,7 milhões de euros/ano, "sem prejuízo dos critérios de qualidade".
O executivo de Bernardino Soares procedeu também a cortes no uso das comunicações, avenças e utilização de viaturas municipais, isto depois de ter levado a cabo uma auditoria às contas da autarquia.
"Trata-se de uma redução significativa e ganha uma maior importância tendo em conta que foi acompanhada por um aumento da atividade municipal e de uma diminuição das receitas municipais e das verbas transferidas pelo Governo", destacou o autarca comunista.
Desde que tomou posse, em outubro de 2013, o executivo liderado por Bernardino Soares conseguiu diminuir em 28,4 % a dívida total do município, que registava no final de 2014 o montante de 46,3 milhões de euros, sublinhou.
Apesar dos "bons resultados" alcançados durante o ano passado, Bernardino Soares ressalvou que a situação financeira do município "continua difícil" e que a contenção irá continuar.
"Teve uma melhoria, mas isso não significa que a situação agora seja boa. Este esforço é para continuar", sublinhou.
Relativamente à dívida a fornecedores, houve uma diminuição de 6,5 milhões de euros, passando de 25,5 milhões de euros em outubro de 2013, para 18,5 milhões em final de 2014.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com