Berlim considera plano grego "bom" mas "insuficiente"
Em causa o pedido de extensão do empréstimo feito pelos gregos a Bruxelas.
© Reuters
Economia Impasse
A porta-voz da chancelar alemã disse, esta sexta-feira, que o pedido da Grécia é um “bom sinal” para levar a cabo as negociações, mas que ainda “não é suficiente” para se chegar a um acordo.
“A carta do ministro das Finanças grego deixa claro que a Grécia continua interessada no apoio da União Europeia. Esta carta é um bom sinal que nos permite continuar as negociações”, referiu Christiane Wirtz, acrescentando que ainda assim não é o suficiente, pelo menos na sua forma atual.
A mensagem da porta-voz da chanceler alemã é apesar de tudo mais conciliadora do que a ideia transmitida pelo ministro das Finanças germânico que, na quinta-feira, rejeitou a proposta apresentada pelo seu homónimo helénico.
Christiane Wirtz confessou ter “esperança de que a reunião termine com acordo com a Grécia”.
Por seu lado, o primeiro-ministro da Grécia mostrou-se confiante quanto à aceitação da sua proposta.
“A Grécia fez todos os possíveis para que possamos alcançar uma solução mutuamente benéfica com base no princípio do respeito duplo: respeito pelas regras da União Europeia e respeito pelos resultados eleitorais dos Estados-membros”, disse Alexis Tsipras.
Em declarações à Reuters, o chefe do Executivo helénico disse ainda estar “certo” de que a proposta grega será aceite “com as condições que a acompanham”.
“Este é o momento para uma decisão política histórica para o futuro da Europa”, concluiu.
Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se na tarde desta sexta-feira para discutir o pedido de prolongamento dos empréstimos concedidos à Grécia.
[notícia atualizada às 12h38]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com