Sistema criado na queda do BPP pode ajudar clientes BES
O Sistema de Indemnização aos Investidores, criado durante a queda do BPP, tem como propósito para proteger investidores perante a falência de uma entidade participante .
© Reuters
Economia Investidor
O BES foi dissolvido a 3 de agosto de 2014, mas muitos dos problemas verificados na altura, nomeadamente com investidores, persistem. Há quem tenha contratado papel comercial do BES e esteja ainda à espera de uma solução para recuperar os investimentos feitos na altura.
Segundo escreve esta terça-feira o Jornal de Negócios, os clientes do BES estão a ponderar recorrer para o Sistema de Indemnização aos Investidores (SII), criado durante a queda do BPP. A ideia é perceber de que forma esta instituição pode ajudá-los a cobrir o prejuízos da queda do banco que foi liderado por Ricardo Salgado. Porém, dá conta a mesma publicação, o papel comercial estará fora do âmbito do SII.
“A comissão diretiva do SII teria sempre de analisar se, em consequência da resolução do BES, se verificam os pressupostos que possam vir a desencadear o acionamento deste sistema”, indicou ao Negócios fonte oficial da CMVM.
Relembre-se que depois da queda do BES vários acionistas e credores ficaram com uma participação no banco mau, que deverá caminhar, depois da venda do Novo Banco, para um processo de liquidação, estando ainda por perceber de que forma poderão recuperar os investimentos feitos.
"O regime do SII é claro no sentido de que não cobre risco de crédito de entidades emitentes", explica fonte do regulador relativamente ao papel comercial contratado por vários investidores.
No processo de consulta ao SII estão vários clientes que detêm, por exemplo, ações e obrigações, esclarece o Negócios.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com