Afinal, Finanças vão pedir inquérito a 'lista VIP'
O Ministério das Finanças pediu hoje a abertura de um inquérito à alegada lista de contribuintes VIP.
© DR
Economia Contribuintes
Ao contrário do avançado esta manhã de segunda-feira, o Ministério das Finanças acaba de comunicar que” solicitou hoje à Inspeção-Geral de Finanças (IGF) a abertura de um inquérito sobre a alegada existência de uma lista de contribuintes na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), cujo acesso seria alegadamente restrito”.
"Tendo em conta notícias vindas recentemente a público, o ministério das Finanças comunica que solicitou hoje à IGF a abertura de um inquérito sobre a alegada existência de uma lista de contribuintes na AT", lê-se na nota do Ministério tutelado por Maria Luís Albuquerque.
Este inquérito, acrescenta o comunicado enviado às redacções, será realizado “pela IGF, enquanto entidade externa da AT”, e “destina-se a realizar o apuramento de todos os factos relativos a este assunto”.
Esta manhã, segundo o Observador, o gabinete de Paulo Núncio tinha informado que “nunca foram dadas instruções à Autoridade Tributária para elaborar qualquer tipo de listas de contribuintes”, pelo que “não faz sentido” abrir um inquérito. Paulo Núncio afirmara ainda nunca ter “elaborado ou entregado” uma lista de contribuintes à Autoridade Tributária, assim como nunca ter dado “instruções” para o fazer.
Contudo, horas depois, as Finanças decidem avançar com um inquérito.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com