Os portugueses estão a comprar menos, o que leva a que os hiper e supermercados reforcem as promoções e descontos. Nos primeiros três meses deste ano, 55% das compras continha pelo menos um artigo em promoção.
A consultora Kantar Worldpanel dá conta de uma queda de 2,1% no volume de compras, em comparação com o ano anterior, considerando que esta é uma tendência que se mantém há quatro anos.
A crise levou a que as famílias cortassem nos bens supérfluos e até nalguns essenciais como carne, pão e leite. Em termos de idas aos supermercados sabe-se que entre janeiro e março houve uma queda de 2,3%. E cada vez que lá vão, compram menos 0,8% do que em 2014, avança o Público.
Para combater esta tendência, as maiores cadeias de grande consumo estão a apostar em promoções, mas nem isso alicia os consumidores.
A Kantar informa que o mercado perdeu 5% do valor devido às promoções e não está a ser compensado pelo aumento do volume de compras. As promoções permitiram a que as famílias portuguesas poupassem cerca de 76 euros em 2014, mas ainda assim não há uma retoma por parte dos supermercados.