China "é mais do que nunca um ator internacional inultrapassável"
O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, frisou hoje que a China "é mais do que nunca" um ator internacional inultrapassável e que as empresas chinesas fizeram um investimento em Portugal num momento particularmente difícil.
© Global Imagens
Economia Portas
"A China é mais do que nunca é um ator internacional, no plano político e económico, inultrapassável. Dá-se o caso de Portugal ser um dos poucos países europeus com quem a China tem há vários anos uma parceria estratégica", disse Paulo Portas, na apresentação do Portugal Economy Probe em mandarim, que hoje decorreu em Lisboa, no Museu do Oriente, com o apoio da Fundação Oriente.
O governante sublinhou que "a China e as empresas chinesas fizeram um investimento em Portugal num momento particularmente difícil" e lembrou que "quando houve processos de abertura de capital de empresas sediadas em Portugal investidores chineses de bastante relevância marcaram presença".
Portas destacou ainda que o relacionamento económico de Portugal com a China "não é um processo que termine aqui" e que "é um processo contínuo".
"Em Portugal, uma empresa não europeia pode vencer uma privatização se apresentar a melhor proposta", disse.
Durante a sua intervenção no evento, Paulo Portas acrescentou que "Portugal e a China conversam regularmente e ao mais alto nível" e aproveitou a ocasião para referir que "a facilitação em mandarim da informação disponível no ['site'] Portugal Economy Probe é um sinal do futuro".
Depois lançou um desafio aos turistas chineses para que venham conhecer Portugal, afirmando que o país tem condições naturais para atrair tanto investidores como turistas, pois além do sol, da praia e do oceano, tem "muitas outras coisas de que os chineses gostam".
A este propósito salientou que a China tornou-se no ano passado no maior país do mundo emissor de turistas, com perto dos 100 milhões de turistas por ano.
O governante afirmou ainda ser "um sinal que em 24 horas Portugal tenha mantido uma cimeira política e económica com o seu primeiro vizinho a sul, Marrocos", "reuniões de alto nível com o vice-Presidente brasileiro" e assistido ao "nascimento em mandarim da página de internet do Portugal Economy Probe".
A página Internet Portugal Economy Probe disponibiliza, gratuitamente, informação sobre a economia portuguesa e pode ser a partir de hoje lida em mandarim.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com