Presidente da CMVM diz que empresas têm "crédito a mais"
O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares, alertou hoje para o "crédito a mais" das empresas portuguesas, vincando que estas precisam de "mais capital e menos dívida".
© Global Imagens
Economia Carlos Tavares
As empresas "têm crédito a mais", disse Carlos Tavares no parlamento, reconhecendo que a sua posição possa ser "impopular".
O responsável, que falava na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), chamou também a atenção para as "fortes limitações à capacidade de investimento e crescimento das empresas".
"Elevados níveis de endividamento, com redução modesta" e "elevada absorção da rentabilidade por encargos financeiros, mesmo com taxas de juro baixas", são fenómenos elencados por Carlos Tavares no que se refere às empresas portuguesas.
O presidente da CMVM sublinhou ainda os "muito elevados níveis de incumprimento" a nível de crédito e os "baixos níveis de autonomia financeira" das empresas.
Carlos Tavares está a ser ouvido esta tarde pelos deputados numa audição onde está a apresentar o plano de atividades da CMVM e a programação do seu desenvolvimento.
Ao mesmo tempo, o responsável está a fazer um balanço dos trabalhos da entidade entre 2005 e 2015.
A audição é uma obrigatoriedade estabelecida pela lei-quadro das entidades reguladoras.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com