Meteorologia

  • 06 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 23º

Fisco equacionou sorteio de carros e casas para motivar contribuintes

Para combater a evasão fiscal e motivar os contribuintes a pedir facturas, as Finanças estudaram a hipótese de sortear casas e carros, revelou o director-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, Azevedo Pereira, numa conferência co-organizada pelo Diário Económico.

Fisco equacionou sorteio de carros e casas para motivar contribuintes
Notícias ao Minuto

11:50 - 31/01/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Evasão fiscal

Como fazer com que os contribuintes sejam sujeitos activos no que diz respeito ao combate à evasão fiscal e peçam sempre facturas?, questionou o Fisco. E eis que surgiu, então, a ideia de sortear três casas por mês, além de carros, na proporção de três por semana, e distribui-los pelos contribuintes cuja conduta fosse conforme ao pretendido.

A iniciativa não chegou a avançar, tendo antes sido implementada pelo Governo uma outra medida que prevê a dedução de até 250 euros por família no IRS, no IVA pago em facturas de alojamento, restaurantes, cabeleireiros ou oficinas. Isto desde que, claro, seja sempre exigida factura. A escolha do Executivo liderado por Pedro Passos Coelho custará aos cofres do Estado cerca de 80 milhões de euros.

Ora, o director-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, Azevedo Pereira, que revelou estes planos das Finanças no âmbito da Conferência de Facturação Electrónica, organizada pelo Diário Económico e pela Ernst & Young, esclarecendo que o sorteio de carros e casas é um modelo adoptado, por exemplo, no Brasil.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório