Grécia: Alemanha quer um 'Grexit' para intimidar os franceses
A Alemanha quer que a Grécia seja forçada a sair da união monetária para intimidar a França e a fazer aceitar "o seu modelo de uma zona euro disciplinar", disse hoje o antigo ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis.
© Lusa
Economia Varoufakis
O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, quer uma saída da Grécia da zona euro -- ou 'Grexit' -- para "clarificar as coisas, de uma maneira ou de outra", escreve Varoufakis, na edição de hoje o jornal britânico The Guardian.
"A minha convicção é que o ministro das Finanças alemão quer que a Grécia seja forçada a sair da moeda única para suscitar um receio nos franceses e os fazer aceitar o seu modelo de uma zona euro disciplinar", afirma.
"Schäuble está convencido que, no atual estado das coisas, é preciso um 'Grexit' para clarificar as coisas, de uma maneira ou de outra", defende Varoufakis, que se demitiu do cargo na segunda-feira.
O parlamento grego votou na madrugada de hoje a favor das propostas de reforma apresentadas na quinta-feira pelo Governo de Tsipras à União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional. Considerada "positiva" pelos credores, esta proposta, que hoje será examinada pelos ministros das Finanças da zona euro, faz renascer a esperança de um acordo que evite uma saída de Atenas do euro.
Para Varoufakis, a Alemanha, campeã da ortodoxia orçamental na Europa, quer fazer da Grécia um exemplo e trazer os franceses para o seu grupo.
"Subitamente, a insustentável dívida pública grega, sem a qual o risco de 'Grexit' esmoreceria, adquiriu uma nova utilidade para Schäuble", afirmou.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com