BES conseguiu 825 milhões com venda de dívida pública
O BES gerou lucros de 825 milhões de euros em 2012 com transacções com dívida pública, principalmente portuguesa, disse esta terça-feira o administrador financeiro da instituição, Amílcar Morais Pires.
© Lusa
Economia Salgado
O responsável disse que, no ano passado, o banco conseguiu resultados de 825 milhões de euros com dívida pública e taxas de juro.
"A nossa exposição à dívida pública é fundamentalmente em Portugal e alguma coisa em Espanha. Chegámos a ter em Junho 5,5 mil milhões de euros [em dívida pública] e temos hoje menos de 3,5 mil milhões", disse Morais Pires na conferência de impressa de apresentação dos resultados anuais do BES, sublinhando que este valor tem em conta tanto a detida pelo banco como pela companhia de seguros.
Este valor contribuiu para a actividade consolidada do banco fechar 2012 com 569 milhões de euros de lucros totais em operações financeiras, já que houve algumas perdas com acções, referiu o administrador financeiro.
O BES teve, em 2012, lucros de 96,1 milhões de euros, o que compara com o prejuízo de 108,8 milhões de euros no ano anterior.
Na conferência de imprensa, o presidente do BES, Ricardo Salgado, disse ainda que, entre 2010 e 2012, o banco vendeu 3 mil milhões de euros em carteira de crédito (300 milhões em 2012). "Foi assim que assegurámos a desalavancagem" e que tivemos "recursos para fazer face ao crédito às empresas que precisam em Portugal", disse Salgado.
O banqueiro foi ainda questionado sobre a posição do banco quanto à fusão entre a operadora Zon (de que é accionista) e da Optimus. Salgado afirmou que a instituição apoia a fusão e que um concorrente mais forte no mercado "vai espicaçar a Portugal Telecom [de que o Grupo Espírito Santo é accionista], que vai reagir em termos competitivos".
Sobre a venda da posição na Zon, o responsável disse que o grupo não está "neste momento a pensar nisso".
"Não é uma empresa com importância estratégica para o grupo BES como a PT, mas acreditamos que tem futuro", afirmou Salgado.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com