Royal Bank of Scotland multado em 450 milhões por manipular taxa interbancária
O Royal Bank of Scotland (RBS), banco nacionalizado pelo Estado britânico, vai pagar 450 milhões de euros em multas às autoridades britânicas e norte-americanas por manipulação da taxa interbancária Libor.
© Lusa
Economia Coima
A maior multa que o banco vai ter de pagar será às autoridades dos Estados Unidos, no total de 350 milhões de euros, enquanto terá de destinar outros 100 milhões de euros à Autoridade de Serviços Financeiros do Reino Unido (FSA, em inglês).
O RBS, o terceiro banco multado pelo escândalo da Libor, depois do UBS (União de Bancos Suíços) e do Barclays, é detido em mais de 80% pelo Estado britânico desde a crise do sector financeiro, de 2008.
O presidente do RBS, Philip Hampton, disse que hoje é "um dia triste" para a instituição que dirige, ao mesmo tempo que se comprometeu a "deixar para trás os erros do passado".
Junto com outros bancos, a entidade escocesa está acusada de, durante a crise financeira, ter manipulado a taxa Libor, a taxa de referência do mercado interbancário no Reino Unido.
Devido a este mesmo escândalo, foram multados ainda o suíço UBS em cerca de 1.100 milhões de euros (a pagar às autoridades dos Estados Unidos, Reino Unido e Suíça), e o Barclays com 360 milhões de euros devidos aos Estados Unidos e Reino Unido.
Ao aceitar pagar esta multa, o RBS evita a abertura de um processo judicial nos Estados Unidos.
Em comunicado de imprensa, o banco explicou que 21 funcionários estiveram envolvidos na fraude e que já foram punidos por isso, mas assegurou que, como entidade, o banco não cometeu nenhum erro deliberado.
O escândalo da Libor foi conhecido em finais de Junho de 2012, quando o banco Barclays anunciou que ia pagar uma multa de 290 milhões de libras (cerca de 360 milhões de euros) às autoridades financeiras do Reino Unido e dos Estados Unidos por manipulação da Libor, usada como referência nos empréstimos interbancários e outras operações financeiras, entre 2005 e 2009.
A taxa Libor (sigla de London InterBank Offered Rate) resulta da média da taxa de juro a que vários bancos emprestam dinheiro entre si e é utilizada no Reino Unido, e um pouco por todo o mundo, como referência para os créditos a empresas e particulares. Além disso, também serve de indexante para alguns produtos financeiros.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com