China falha Novo Banco e lança nova 'onda vermelha' nos mercados
Segundo maior mercado do mundo continua a fazer tremer a economia mundial. Dia agitado confirmou o fracasso das negociações entre BdP e Anbang e trouxe novos sinais de um abrandamento económico chinês.
© Reuters
Economia Impacto
A situação da China continua a ensombrar a economia mundial. A gigante asiática parecia estar a recuperar do colapso financeiro da semana passada, mas a 'segunda-feira negra' ainda não foi esquecida pelos investidores.
Os dados revelados hoje pelo governo chinês revelaram uma queda da produção industrial, que está agora no nível mais baixo dos últimos três anos. O abrandamento económico é preocupante, devido ao impacto decisivo do consumo chinês em todo o mundo e está a levar a uma fuga generalizada de capitais. Como consequência, as bolsas asiáticas registaram fortes quedas e a Europa foi atingida pela 'onda vermelha'.
Em Portugal, os chineses estão também em destaque pela negativa: a Anbang falhou as negociações com o Banco de Portugal e não vai ser dona do Novo Banco. De acordo com o Diário Económico, o falhanço abre a porta às negociações com os norte-americanos da Apollo e até com a Fosun, que admitiu continuar a ter interesse num comunicado enviado à agência Reuters.
De acordo com fontes envolvidas no processo, as exigências finais do grupo chinês complicaram o processo, acabando por comprometer o acordo final.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com