Famílias estão a gastar mais dinheiro no regresso às aulas
Números são do Observador Cetelem.
© Global Imagens
Economia Cetelem
No ano passado, as famílias portuguesas gastaram, em média, 509 euros no regresso às aulas dos filhos. Este ano, o montante subiu 19 euros para os 528 euros.
O uso de cartão de crédito também registou um crescimento. Este ano, 24% dos portugueses já recorreram a esta forma de pagamento, enquanto no ano passado a percentagem se tinha ficado pelos 18%. Apesar de um aumento no número de pessoas que usa o cartão de crédito, os montantes pagos desta forma desceram de 274 para 267 euros.
O que também está a aumentar é o número de famílias que está a optar pelo uso de manuais escolares em segunda mão. Enquanto no ano passado apenas 23% dos portugueses preferiram usar livros que já haviam tido dono, este ano o número subiu: 33% as famílias optam por esta modalidade. Ainda assim, a esmagadora maioria continua a comprar livros novos. De referir que 27% dos inquiridos admitiu pedir livros emprestados a amigos ou familiares.
“Em relação ao local de compra, os hiper/supermercados ganham relevância (83%) face às papelarias (80%) como local de compra. Mas há também uma grande percentagem de consumidores (22%) a optar pela compra na Internet”, lê-se no comunicado enviado às redações.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com