Schäuble "veria com bons olhos uma saída de Portugal" do euro
O ex-ministro das Finanças grego vai estar hoje no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, mas antes falou ao Expresso sobre a situação económica portuguesa.
© Reuters
Economia Varoufakis
Yanis Varoufakis diz que “ninguém pode estar preparado para uma saída da união monetária”. Criar uma moeda própria e desvalorizá-la seria “desastroso”, e desfragmentar a união monetária significaria “libertar forças terríveis que ninguém consegue de facto conter”.
O Eurogrupo e o Banco Central Europeu sabem disso, por isso usam o medo de uma saída do euro “para convencer os governos a adotar uma política que todos sabem que não vão contribuir para ajudar à recuperação das suas economias”, disse ao Expresso.
Numa entrevista a partir de Atenas, Varoufakis disse que Schäuble gostaria de “ver uma zona euro reduzida” e até “veria com bons olhos uma saída de Portugal” do euro, tal como continua a desejar “fervorosamente” uma 'Grexit'.
Questionado sobre como vê a evolução da economia portuguesa, o antigo ministro das Finanças grego disse que Portugal está longe de sair da crise, até porque “a economia portuguesa está enterrada sob uma enorme quantidade de dívida (publica e privada), o nível de investimento é pateticamente baixo”.
“Isto só prova quão deprimente é a situação da Europa, quando um crescimento de 0,9% ou zero vírgula qualquer coisa, depois de tantos anos de estagnação, é considerado um sinal positivo. Não é nada disso”, frisou.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com