China abre investimento de 130 mil milhões de euros em infraestruturas
A China anunciou 287 projetos de infraestruturas no valor de quase um bilião de yuan (130 mil milhões de euros), que estarão abertos ao investimento e participação privada, noticiou a agência oficial Xinhua.
© Reuters
Economia Privado
Este pacote inclui a construção de autoestradas, linhas ferroviárias, aeroportos e instalações energéticas, segundo a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o órgão encarregado da planificação económica do país.
Com estas novas infraestruturas, as autoridades querem impulsionar o setor privado e, ao mesmo tempo, aprimorar os serviços e instalações públicas, explicou o subdiretor daquele organismo, Zhang Yong, citado pela Xinhua.
A liderança chinesa está a encetar uma transição no modelo de crescimento do país, visando maior ênfase no consumo doméstico, em detrimento das exportações e investimento, que asseguraram três décadas de trepidante, mas "insustentável", crescimento económico.
Na terça-feira, o Governo chinês anunciou que entre o dia 1 de dezembro de 2015 e 31 de dezembro de 2017 abolirá as restrições ao investimento estrangeiro vigentes em alguns setores, em determinadas regiões, como um programa piloto para a liberação à escala nacional.
A economia chinesa registou no terceiro trimestre deste ano um crescimento de 6,9%, o mais baixo desde 2009, aquando do pico da crise financeira internacional.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com