Sobretaxa: uns pagaram 67 cêntimos, outros 248 euros
Valor a aplicar pelos 'extras' do IRS foram decididos de forma pouco equitativa.
© Reuters
Economia Contribuintes
A sobretaxa do IRS continua a ser tema de muita controvérsia e discussão. No ano passado, o Estado arrecadou 930,8 milhões de euros a título deste ‘extra’ no IRS, mas dados do Ministério das Finanças trazem à tona uma forma pouco equitativa na maneira como a sobretaxa foi aplicada aos contribuintes.
No total, foram 5,1 milhões de agregados que ajudaram o Estado com este ‘extra’, mas facilmente se percebe que os valores são bastante díspares entre os diferentes escalões de IRS: dois terços (68% do total) dos contribuintes pagaram dois milhões de euros, o que equivale a 67 cêntimos anuais. Neste escalão, o mais baixo, estão agregados com rendimentos coletáveis até 7 mil euros por ano.
Por outro lado, o segundo escalão assegurou 6,2 milhões de euros no ano passado, equivalente a 248 euros anuais. Neste grupo estão os contribuintes que, ao ano, alcançam até 80 mil euros.
Na análise dos dados, o Jornal de Negócios avança com duas conclusões: “isentar de sobretaxa o escalão de rendimentos mais baixo, como o PS, BE e PCP estão a negociar, tem um efeito residual no bolso destes contribuintes, que já pagam muito pouco ou nada; outra é que não serão apenas os "ricos" que sairão prejudicados face aquela que era a promessa original do PS”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com