Trabalhadores da OGMA manifestam-se pela atualização salarial
Os trabalhadores da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal vão manifestar-se hoje em frente à sede da empresa, em Alverca do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, para exigir a atualização dos salários, entre outras reivindicações.
© DR
Economia Alverca
O Sindicato dos Trabalhadores Civis das Forças Armadas, Estabelecimentos Fabris e Empresas da Defesa (STEFFAs) refere, em comunicado, que o início da concentração está previsto para as 13:00, a qual "está coberta por pré-aviso de greve parcial", para assim abranger todos os horários de trabalho em vigor na empresa.
"Os trabalhadores da OGMA veem a atualização da tabela salarial ser negada pela empresa há mais de três anos e entendem que existe capacidade financeira e responsabilidade moral por parte da administração para discutir esta matéria de forma séria, perante os lucros sólidos e consistentes obtidos nos últimos anos e os baixos salários praticados", defende este sindicato.
A manifestação "pela negociação séria de uma atualização da tabela salarial", com base na proposta reivindicativa que os trabalhadores submeteram à administração da OGMA e "contra a exploração agravada da força de trabalho na empresa", foi aprovada pelos trabalhadores em plenários realizados a 02 de dezembro deste ano.
Além da atualização da tabela salarial, os funcionários da OGMA vão contestar a "imposição do Banco de Horas e a utilização abusiva deste mecanismo", assim como a "imposição de alterações aos horários de trabalho".
A "imposição de marcação de férias em períodos obrigatórios" e o "clima de assédio laboral constante que se vive na empresa" são, segundo o STEFFAs, outras das razões da luta da manifestação que hoje se realiza.
"Os trabalhadores da OGMA e o STEFFAs assumiram desde há muito o compromisso de não baixar os braços perante a agressividade e a exploração", diz ainda a nota, acrescentando que os trabalhadores exigem respeito pelos direitos e pela dignidade de quem trabalha.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com